domingo, 7 de dezembro de 2014

O déjà vu de outro você

 Em algum momento, aleatório, uma sensação de "déjà vu" me visita, não sei ao certo da onde veio, como veio, mas sei que já vivi. Algumas coisas eu consigo lembrar a origem, como a vista que eu tinha da minha casa favorita. O jardim e a portaria do condomínio eram separados por uma parede de árvores altas que quase formavam um bosque, de vez em quando eu via corujas. Deve ser daí minha mania de sempre observar a vista das janelas assim que chego em algum lugar ou não tenho nada para fazer, pois era, e ainda é, o meu conforto.


 Tenho também a imagem de um restaurante à beira mar, cujas mesas e cadeiras eram de madeira, instaladas na própria praia -o primeiro lugar que experimentei ostras- era cercado por árvores também, eu gosto dessa sensação, me faz lembrar a vista daquele jardim. É difícil explicar sua estrutura e tenho ciúme de dividi-lo com os outros. Esses dias meu pai veio me dizer que essas lembranças são de quando eu tinha 3 ou 4 anos e não temos vídeos ou fotos desses lugares. Me deixou espantada. Quantas coisas, quantas sensações eu esqueci ou perdi ao longo dos anos? Dizem que crianças e animais são mais sensíveis a energias que os adultos não percebem mais, pois possuem o coração puro e curioso. Com o tempo, a curiosidade inocente de conhecer o mundo se torna necessidade, pois é função do adulto responder às perguntas dos jovens intrigados, e, assim, criar mais e mais questionamentos a respeito de tudo que existe e já existiu.


 Quando criança, algumas coisas que vimos, escutamos ou tocamos nos marcam para o resto da vida. Às vezes, quando estou quase adormecendo ou em momentos realmente aleatórios, sinto a sensação de algo redondo e pequeno nas mãos, como uma bola de gude, bola de massinha ou aquelas balas que compramos por cinquenta centavos ou um real em máquinas. Sabe? Aquelas que você gira a maçaneta, geralmente tinha (tem?) nos supermercados ou nos cinemas e eu sempre implorava moedinhas para a minha mãe.

Recomendo MUITO o documentário A Vida Secreta dos Bebês (disponível no Netflix) para entenderem o parágrafo anterior

 E se eu disser para vocês que eu realmente acredito em sereias? Desde quando viver ou inventar um mundo paralelo é coisa de criança? Maturidade tem a ver com crer somente em uma única realidade? Eu sei, eu sei, eu faço perguntas demais, mas pense bem... Por causa dessa necessidade corrosiva de crescermos cada vez mais maduros, nos esquecemos de sensações prazerosas que conhecemos quando éramos "puros", mas talvez isso seja extremamente útil para a nossa verdadeira maturidade.

 O que quero dizer com tudo isso, é que a nossa essência está em exatamente tudo que vivemos. Retorno a tocar nesse assunto pois recebi muitos e-mails e mensagens diretas em redes sociais elogiando o post Identidade, quem? e me agradecendo por "abrir os olhos". Me vejo na obrigação de lembrá-los que não pára por aí. Todos os nossos olhos devem estar sempre abertos, inclusive os da alma.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As imagens deste post foram retiradas do site Pinterest, caso seja ou conheça seus autores, favor enviar um e-mail para angiefotografa@hotmail.com para os devidos créditos. Grata.

2 comentários:

  1. Nossa! Amei a forma como você escreveu. Eu também tenho déjà vu da minha infância e é tão bom. <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  2. A gente se parece tanto que me assusta! Adorei o texto, isso acontece tanto comigo que o texto poderia ter sido escrito por mim, sabe?
    Já faz um tempo, mas não vou cansar de dizer: to muito feliz por finalmente você ter um blog<3

    http://estilosalheios.com.br/

    ResponderExcluir

© The Daughter of Hecate 2014 | Design e desenvolvimento por Amanda Faria