quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O que é Wicca e minha vida a partir dela

 Desde criança, decorava meu quarto com fadas (até escrevi um livro sobre elas aos 8 anos, mas isso não vem ao caso), conversava com as flores e comprava revistas sobre bruxinhas (alguém aí conhece “Isa e Bia” ou “W.I.T.C.H”?). Convivendo com pai ateu e mãe espírita, não acreditava em religiões e sempre fui muito cética a respeito, mal sabia que estava no caminho de uma.

 São frequentes as perguntas que me fazem sobre qual religião sigo, então resolvi me abrir um pouco mais sobre o assunto. Assim como qualquer relacionamento pessoal, trauma ou qualquer coisa que vivemos, a religião nos influencia para melhor ou pior, esta postagem é um resumo do que mudou na minha vida depois de começar meus estudos e uma breve explicação sobre os conceitos da wicca.

 Wicca não é só uma religião, é um estilo de vida, é uma filosofia, é lindo! Crê na vida, na natureza, na força de si mesmo e na Deusa -ela é, digamos, a “Mãe Natureza”, criadora e mãe de todas as coisas, vive em tudo que há vida- e no Deus -a wicca trabalha com a harmonia das coisas, portanto, com o sexo feminino e masculino.

 Não há uma bíblia ou um líder religioso para ditar suas crenças, mas alguns bruxos formam Covens -grupos de estudo e práticas de até 13 pessoas- onde há uma Sacerdotisa ou um Sacerdote - alguém com anos de conhecimentos wiccanos - para guia-los. Existe um tipo de “batismo” que os bruxos chamam de Iniciação, geralmente o(a) Sacerdote(isa) é encarregado(a) do ritual, mas com a Bruxaria Moderna (adaptação por Gardner) e a dificuldade de formar um Coven sólido, as auto iniciações são as mais frequentes. Não precisa necessariamente saber TUDO sobre a wicca, dominar as práticas e seguir à risca todas as leis, isso você pode aprender após a iniciação, mas precisa ter CERTEZA de que é isso que quer pro resto da sua vida, não é um voto de lealdade à uma religião e sim a você mesmo, ou seja, desrespeitar-se é desonrar a Deusa. Foi minha a opção de não me auto iniciar, pois ainda estou a procura de um(a) Sacerdote(isa) para fazer as honras, e me acostumar com as leis e metas.

 Ao ouvir as palavras “bruxaria”, “bruxa” ou “magia” vem à cabeça da maioria das pessoas uma história de contos de fadas onde a vilã tem uma verruga, voa em uma vassoura e está envolvida com morte e maldições. Bom, verruga é um detalhe relativo, mas o principal equívoco é afirmar que bruxaria é “coisa do capeta” e suas práticas são malignas. O homem não é perfeito. Fato. Nem todos os cristãos são puros, nem todos os budistas meditam todos os dias, os bruxos também não são impecavelmente corretos. Wicca não é bruxaria, bruxaria é o que a wicca pratica. Um bruxo não é necessariamente wiccano, mas um wiccano é um bruxo. A wicca NÃO acredita em magia negra e NÃO faz uso de sangue em qualquer feitiço ou ritual (explicarei em breve a diferença), na verdade é PROIBIDO o sacrifício tanto de animais, quanto de pessoas (precisa dizer?!).

  Para entenderem melhor os fundamentos, explicarei as Treze Metas:

Treze Metas da Wicca:

- Conhecer a si mesmo
 Desde que comecei meus estudos, minha autoestima deixou de ser instável, inclusive aumentou, passei a me permitir ser fotografada e mostrar o resultado às pessoas, por exemplo. Defini meus limites e abandonei alguns vícios, como o chocolate (risos).

- Saber sua arte
 TODOS têm uma, ou mais de uma arte em si. Seja ela lógica ou sensível, racional ou emocional. Em meio de tantas que adoro e admiro, a fotografia é, definitivamente, a minha favorita.
- Aprender
 Não limitem seus conhecimentos às matérias do colégio/faculdade. Há um mundo fora da tela do computador ou da televisão, é ainda mais real das janelas e das portas pra fora (juro!). Se caso um dia o pneu furar e você estiver sozinho na estrada, vai se arrepender de ter recusado ajudar seu pai a trocar naquele dia lá… Podia ter aprendido. Podia ter aprendido a cozinhar, andar de bicicleta, costurar um botão…
(Já essa meta/conselho/lei é minha: Nunca se arrependa de algo que fez, e sim do que não fez)
Aprenda!
- Usar o que aprende corretamente
 Não é porque aprendeu um feitiço aqui, um ritual ali, que vai jogar praga nos outros, deixa isso para a Lei Tríplice.
- Manter o equilíbrio das coisas
 Essa talvez seja a mais difícil pra mim, o que atrasa ainda mais minha iniciação. Já é da minha personalidade ser 8 ou 80, tudo ou nada, sim ou não, estou aos poucos me ensinando a não confundir as coisas e me equilibrar durante as práticas.
- Manter suas palavras verdadeiras
 Mentir é negar-se e omitir é regredir-se. Dos males da consequência, a hipocrisia é a mais incômoda, pois não está mentindo somente para os outros e sim para você mesmo. Dizer a verdade, por mais dura que seja, nos amadurece e nos desenvolve. Na Wicca, as palavras têm poder, “cuidado com o que deseja”. 
- Manter seus pensamentos verdadeiros
 A Mentalização é uma das práticas mais poderosas, é extremamente necessário que deixemos nossos pensamentos verdadeiros, pois quando estabelecemos um diálogo com nós mesmos, não precisamos mentir ou omitir para nos agradar, é uma ótima oportunidade para autoconhecimento.
- Celebrar a vida
 Choveu a semana inteira e o sol finalmente deu as caras do final de semana, faça um pique nique com seus amigos. Sua tia engravidou, por mais que não simpatize com crianças, tente entender e aproveitar sua felicidade. Foi demitido? Comemore o tempo livre com amigos que perdeu o contato devido à rotina e coloque em dia os estudos que não tinha tempo para se dedicar, pelo menos até encontrar outro emprego. Sejam os momentos pequenos ou grandes, bons ou ruins, comemore! Você está vivo, afinal!
- Alinhar você mesmo com os ciclos da Terra
 Não se limita só a cortar o cabelo em tal lua. Na wicca são respeitados e celebrados os solstícios e equinócios nos Sabbaths e muitos outros ciclos naturais da vida.


- Manter seu corpo saudável e forte
 ”Mens sana in corpore sano”, “Mente sã, corpo são”. Se corpo são, energia. Se mente sã, controle. Se equilíbrio, magia.
- Exercitar seu corpo, sua mente e seu espírito 
 A mesma dedicação que tenho com minha alimentação, devo procurar também nos exercícios físicos.


- Meditar, relaxar e se controlar
 Indispensável para concentração, comunicação com o seu interior e exterior e até aproximação com a deusa, é se livrar de pesos e tudo que o sobrecarrega. Todos nós precisamos relaxar, nem que seja por 5 minutos.
 - Honrar a Deusa e o Deus 
 Meus amigos que me encham o saco, mas sempre que arrancarem alguma plantinha ou deixarem lixo na grama, os mandarei pedir desculpas pra Deusa e limpar o desleixo. Toda manifestação negativa da natureza é reflexo do nosso desrespeito, pois tudo que ela nos dá é puro e feito com amor. Da chuva que refresca o asfalto quente da cidade à pétala caída que vira adubo, honre a Deusa e o Deus.

E também há as 4 leis:
- Saber
- Ousar
- Querer 
- Calar

 A Deusa não condena, não castiga, é justa e pura. O(a) bruxo(a) que pratica o mal, o recebe de volta. Se hibiscos, beija-flores. Se mentalizado que atrairá concentração, uma boa competição/teste fará. Percebem que não há sobrenatural, é tudo apenas consequência? A Wicca é isso, natural. É energia, pura energia.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora que já conhecem um pouco mais, devo informá-los que hoje é noite de Lua Rosa! Tem esse nome pois seu pôr do sol geralmente é de um tom rosado e é celebrada principalmente próxima aos quatro principais sabbats (Beltane, no caso), é mais conhecida como a Lua dos Desejos pois é o dia em que os pedidos são facilmente escutados e realizados pela deusa, por isso CUIDADO com o que desejam! É recomendável purificar-se em noite de Lua Rosa para afastar o mau olhado e outras vibrações ruins que alguém tenha, propositalmente ou não, direcionado a você. Para os que não praticam ou têm interesse em começar a praticar a Wicca mas só por prevenção querem atrair boas energias, acendam incensos de sândalo, sálvia ou cravo (trazem proteção e aumentam a sensibilidade interior), meditem (ou só mentalizem) coisas boas, desejos, pedidos e sonhos enquanto observa a fumaça do incenso e repare na própria respiração. Dou minha palavra: se sentirão muito bem depois. E não se preocupem quanto à realização de seu desejo, se não forem praticantes mas conhecerem alguma bruxa, ela com certeza os ajudará com isso. 

Dica de feitiço para as (verdadeiras) bruxas: antes de qualquer coisa, tome um banho de sal grosso com essência de cânfora, escreva desejos (lembrem-se: foquem suas energias para o próximo mas não esqueçam do próprio bem estar, nada de ganância) com sua caneta de feitiços consagrada por uma lua (já fizeram isso, certo?), guardem o papel em um saquinho com um cristal de quartzo transparente e uma pedra da Lua, escondam-o em um local defumado. Se o desejo se realizar até a próxima Lua Rosa, queimem o papel com uma vela branca, caso contrário continuem repetindo o feitiço (E FAZENDO POR MERECER).

 Blessed be!

10 comentários:

  1. Uau, Angie. Te acompanho desde o ask.fm e não poderia estar mais feliz por você, seu blog tá perfeito. Queria te agradecer, já que seus posts me fizeram ser mais confiante e correr atrás dos meus objetivos, sério obrigada mesmo. Te desejo tudo de bom ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto carinho! Gratidão pelas palavras, espero que continue satisfeita, um abraço!

      Excluir
  2. Ultimamente ando muito interessada em novos estilos de vida e tudo mais... Gostei bastante desse post, que alem de informativo tem tudo para retirar a ignorância das pessoas com novas religiões; mostrou que além de ser altamente interessante, o wicca não tem nada de ruim, errado e blablabla. Angie, já tinha uma grande paixão pelas suas fotos, e estou muito feliz de poder ver elas aqui e ler esses posts maravilhosos. (acabei de ler o Noite de Hécate ♥)
    Gosto e admiro como você fala sobre esses assuntos, e estou super ansiosa para conhecer mais! Estou esperando posts sobre pedras e cristais, e mais outros sobre a lua, suas fases...

    No fim, acabei falando bastante hahaha, Sucesso para ti :)

    xx
    www.eternaaprendiz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua espera será recompensada haha Já estou começando a escrever sobre esses pequenos detalhes, espero que goste, blessed be!

      Excluir
  3. Faz tempo que procuro um blog como o teu. Não tenho palavras para descrever o quão incrível é tudo aqui. Sucesso, Angie.

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Que post cheio de energia e boas vibrações!!

    Nunca havia ouvido falar sobre a Wicca, mas pelo pouco que nos descreveu parece ser algo tão puro e vibrante!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Que post maravilhoso, obrigada por compartilhar seu conhecimento sobre a religião com a gente! Estou super interessada na Wicca.
    Beijos

    iamchinadoll.blogspot.com

    ResponderExcluir

© The Daughter of Hecate 2014 | Design e desenvolvimento por Amanda Faria