sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Noite de Hécate! 7/11

 Quem é Hécate? Por que "filha" dela? É o que volta e meia me perguntam. Hécate é minha deusa "regente", tanto pelos cálculos astrológicos quanto pela tabela de correspondências. De origem grega, é uma deusa Tríplice Lunar, mesmo estando presente em todas as fases, a Lua Nova é a que melhor a representa, uma vez que a Lua não possui luz própria, esta é a sua "verdadeira face em essência". Além de guardiã do submundo, rainha das sombras, senhora das encruzilhadas, guia dos mortos e do inconsciente, Hécate é a mãe do oculto, sendo a personificação da Deusa de maior mestria com a psico e parapsicologia. 


Mesmo após ser banida do Olimpo para o submundo por consequência de um desentendimento com sua mãe (Astéria), tornou-se uma mulher muito respeitada por Zeus e pelos outros deuses, pois dominou com muita facilidade as artes do entre-mundos, ganhando por mérito o domínio da terra, céu, mar e submundo, tendo também a autoridade de aceitar ou não a passagem de almas.

 A partir do período da Inquisição, a figura de Hécate foi distorcida, comparada ao satanismo, perda de colheitas, morte, desgraças, pestes, etc. Os rumores de uma Rainha das Bruxas que após o último raio solar do dia, vagava com seus cães negros em busca de almas e se alimentava do tormento humano, se espalhou calorosamente, crescendo a aversão ao feminismo e mantendo as crianças comportadas dentro de casa à noite. A Tradição Hecatina é uma vertente da Wicca cujo objetivo é resgatar sua verdadeira origem e eliminar os preconceitos herdados pela Inquisição pois antes dos rumores maliciosos, era homenageada durante inicios ou finais de ciclos (como mortes, nascimentos, colheita) para facilitar e abençoar a trajetória "para os outros mundos" ou receber harmoniosamente a chegada a este. 



 Em encruzilhadas, gregos, romanos e celtas costumavam (ainda costumam?) fazer oferendas (comidas) principalmente durante suas datas especiais (31/01, 27/02, 04/03, 13/08, 21/09, 31/10, 01/11, 07/11, 16/11), celebravam-a com festas esplêndidas e consagravam animais em nome dela -geralmente cães, cobras, rãs, corujas e lobos. Em noites de Hécate, apenas esses animais podem vê-la (se seu cachorro uivar ou latir "para o além" hoje, dê boas vindas à Deusa da Magia!). Em sua personificação, possui cabelos e olhos escuros como a noite e pele clara como a luz do luar, usa uma tiara brilhante e carrega consigo tochas e cobras enroladas no pescoço, anda acompanhada por um cão negro de três faces, assim como ela (pois é uma deusa tríplice). 



 Hécate está geralmente ligada às mulheres "poderosas" em sua fase Mãe ou Anciã, cuja auto estima e sabedoria é usada para consolar grandes perdas, pois seus ensinamentos se baseiam em aceitar a morte como um ciclo natural da vida, a autossuficiência para afastar o mal, superar medos e vencer limitações. A Deusa da Magia faz jus à sua linhagem de mulheres fortes, de acordo com a mitologia grega, pois é neta de Febe (deusa da Lua), filha de Astéria (deusa as estrelas e da noite) e mãe de Circe (feiticeira especializada em venenos). Filhos(as) de Hécate possuem uma sensibilidade muito grande ao meio, a intuição é aguçada, possuem facilidade em lidar com os elementos naturais e consequentemente a compreensão dos mundos, assim como a adaptação a diferentes ambientes, é mais ágil, além de possuírem controle de situações extremas.

Circe, filha de Hécate



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
☽ Correspondências de Hécate 
➸ Cores: Preto, vermelho, cinza e azul
➸ Alimentos e ervas: vinho, alho, cebola, louro, arruda, olíbano, mirra, mandrágora, menta
➸ Incenso: mirra, arruda, louro, cânfora, cipreste
➸ Cristais e pedras: ônix, turmalina negra, 
➸ Elementos: Água e terra
➸ Símbolos: tocha (iluminação), chicote (disciplina) e chave (guardiã dos mundos)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Você sabia?
Propositalmente ou não, muitas mulheres da ficção são inspiradas em Hécate, chega a ser divertido assistir novamente e "caçar" as comparações:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveitem a noite. Blessed be!


7 comentários:

  1. Postagem maravilhosa sobre uma Deusa tão maravilhosa! Parabéns, Angie... sucesso!

    www.escolhasalternativas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu queria saber como você criou o layout do seu blog, eu to tentando fazer um, voce teve alguma ajuda?? por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maravilhosa Amanda Faria que fez, o telefone para contato é 62 9324 3960. Boa sorte!

      Excluir
  3. Angie, como assim calculos astrologicos e tabelas de correspondencias? Como faço pra descobrir o meu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça seu mapa astral, veja suas correspondências e depois compare com as tabelas das deusas que postarei aqui futuramente. Não confie em sites da internet, nem em cartomantes de folheto de poste na rua, vá a terreiros umbanda, centros espíritas ou lojas esotéricas da tua cidade, deve ter alguém que conheça um profissional.

      Excluir
  4. ola!! AMEI seu post, vou compartilhar na Regnum et Pagani com os devidos créditos!!!
    AMEI AMEI AMEI!!!

    ResponderExcluir

© The Daughter of Hecate 2014 | Design e desenvolvimento por Amanda Faria