domingo, 23 de novembro de 2014

Analisando a "fotografia" de um filme

 Domingo nublado e chuvoso, meus amigos ainda dormem em ressaca, o comércio está fechado e os parques úmidos. Filme, doces e chocolate quente é o que me resta. Portanto, resolvi mostrar para vocês um outro jeito de assistir filme.

 O que exatamente te faz gostar de um? Os personagens? A história? A fotografia? Na maioria das vezes que assistimos um filme, é como se "entrássemos" no enredo, ficamos tão vidrados na história que quando acaba, é oito ou oitenta, ou gostamos ou não. Logo depois, ao conversar com alguém sobre, a pergunta "gostou do filme?" nos faz parar para pensar na resposta, analisamos superficialmente alguns detalhes para dar um veredicto final. Algumas pessoas reparam, nem que seja sem querer, no figurino ou no cenário, ao invés da atuação dos personagens e na própria história, eu tenho a mania de reparar na fotografia do filme.

 Mas o que é isso? Como se analisa? O diretor de fotografia é o responsável por controlar a luz, ângulo e sincronicidade em cada cena, todos os critérios de montagem que utiliza, alinha a imagem à emoção que deseja transmitir. Quando você pega o jeito e entende porquê a cena foi filmada daquela forma e como ela representou o sentimento do personagem, fica fácil entender conceitos como luz dura ou luz suave. O melhor meio de aprender, é praticar, então vamos direto aos exemplos:

 Se procurar um pouquinho na internet, encontrará vários sites com listas dos melhores nesse critério e suas devidas análises, por aí estão espalhados vários bajuladores dos clássicos e ganhadores de Oscar -merecidamente- mas eu gostaria de misturar nessas listas, alguns filmes "menores" cuja fotografia me encanta.

 Os contrastes e cores em emoções

 Le fabuleux destin d'Amélie Poulain - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain



 Começando com o óbvio, só de bater o olho no trailer já percebemos que este filme não é comum, ao assisti-lo por completo entendemos que cada cor varia de acordo com a emoção. A melhor resenha que li sobre O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi aqui.

 Repare na cena: Quando Amélie ajuda um senhor cego a atravessar a rua e a caminhar pela cidade, ela vai descrevendo o caminho e a cor verde de esperança é a mais evidente, assim que ela se despede, o senhor é iluminado por tons amarelos de alegria e de vermelhos de paixão, uma cena combina quase todos os critérios de fotografia desse filme, divirta-se com o resto.

 Hugo - A Invenção de Hugo Cabret


A combinação perfeita de cores quentes e frias, transmite uma imagem quase "palpável" do filme, pelo menos pra mim, que tenho vontade de entrar nele. Os momentos de maior tensão desequilibram essa combinação para cores totalmente frias ou totalmente quentes.

Repare na cena: A estação é fechada, fria, grande, cheia de pessoas apressadas e estressadas, perceba quão importante é o contraste das cores quentes nas cenas matinais e nas demonstrações de alegria, para lembrar que existe vida naquele lugar, principalmente quando o guarda com perna mecânica se aproxima da mulher amada -a florista- repare bem na genialidade das luzes desse momento.

The Lovely Bones - Um Olhar do Paraíso



Não tenho muito o que explicar sobre a fotografia deste, nem é preciso ler o post para entender a direção de fotografia. Me atrevo a colocar um filme com efeitos especiais muito mais trabalhados para representar apenas contraste e cores mas, ao terminar de assistir, você vai entender porquê posso compará-lo com os anteriores.

Assistir também:
Saga Crepúsculo
Malévola
Branca de Neve e o Caçador
300

                              A suavidade 

The Virgin Suicides - As Virgens Suicidas


 Sofia Coppola tentou quebrar seu estilo suave em Bling Ring mas pra mim ela será sempre uma Lisbon, uma Charlotte ou Cleo. A tal da suavidade não se trata da definição da imagem e sim dos detalhes de cena, os filmes dela retratam a mulher em sua delicada malícia. Branco, rosa, lilás, azul claro, luz suave, closes de rosto, características de seus filmes.

Repare na cena: Os closes em Lux e as cenas em que as irmãs estão no quarto, delicadeza pura.

Lolita (de Adrian Lyne)


O trailer já tira as palavras da minha boca, tirou do filme basicamente todas as cenas que eu recomendaria para análise, como a que Lolita está lendo uma revista no jardim.

Girl, Interrupted - Garota Interrompida


Se tivessem feito um sanatório escuro ou mudado as cores nas emoções mais fortes, o charme da loucura de Lisa não seria tão provocante, ela já é autêntica, as personagens são simples, não precisa de "enfeites" para dizer isso. Mas esqueça o que eu falei quando chegar ao final do filme.

Repare na cena: Quando Susanna vai procurar Lisa, que surtou de raiva e se escondeu, já no finalzinho, quebra todo o estilo de imagem do resto do filme.

Assistir também:
Melancolia
Maria Antonieta
Um Lugar Qualquer
Encontros e Desencontros
Lolita (de Stanley Kubrick)

Os detalhes de imagem

Árvore da Vida


Os grandes e pequenos detalhes, da natureza e dos personagens, o filme é cheio dessas cenas então não tenho uma em especial para recomendar. É um dos meus favoritos, sem pensar duas vezes.

Moonrise Kingdom


Além da tabela de cores, me agrada muito a objetividade do enquadramento das imagens, creio que até agora já devem ter uma noção de análise da fotografia de um filme, não? Pois bem, deixa eu furar seu ego:

Estes são os filmes de Wes Anderson. E ainda dizem que a tendência do cinema é ficar cada vez mais homogêneo...

My Sister's Keeper - Uma Prova de Amor


Pronto. Agora sim. Jogo em suas mãos este filme. Divirta-se!

1 comentários:

  1. Sempre analiso isso nos filmes, mesmo que inconscientemente, fico feliz em achar alguém que repara na fotografia das cenas também! Ótimos exemplos de filmes (:

    ResponderExcluir

© The Daughter of Hecate 2014 | Design e desenvolvimento por Amanda Faria